Neuropsicologia
O objetivo da consulta de Neuropsicologia é o diagnóstico e a prevenção das perturbações cognitivas, assegurando todas as etapas, desde o diagnóstico clínico e neuropsicológico, ao tratamento e reabilitação / estimulação.
O diagnóstico é feito através da Avaliação Neuropsicológica que é um exame complementar composto por um vasto leque de testes e técnicas rigorosas para avaliação das funções cognitivas (atenção, memória, linguagem, funcionamento executivo, velocidade de processamento, orientação, praxia), do comportamento e do humor.
O tratamento é feito através da reabilitação/estimulação cognitiva que é uma intervenção global nas vertentes cognitiva, emocional, funcional e social, tendo como objetivos, estimular e/ou reabilitar, recuperar ou compensar as pessoas que apresentem défices cognitivos.
Quando é indicado?
- Quadro de doença neurodegenerativa (Demências, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Declínio Cognitivo Ligeiro, entre outras);
- Alterações cognitivas e funcionais (no dia-a-dia) decorrentes de lesões cerebrais (AVC, TCE…);
- Distinção entre depressão e demência;
- Crianças: Perturbações Neurodesenvolvimentais (Dislexia, Disortografia, Discalculia); e atraso Intelectual; quedas que possam originar um TCE, entre outros.
Corpo Clínico
