Nutrição no Verão

Nutrição no Verão

Os cuidados com a saúde requerem uma boa alimentação durante toda a vida e a alimentação saudável deve ser constante durante todo o ano.

Durante o Verão, há, contudo, cuidados adicionais a ter para melhor adaptação ao aumento da temperatura ambiente e, consequentemente, adquirir melhor bem-estar.

A alimentação deve proporcionar hidratação adequada, ser leve e evitar os perigos de contaminação alimentar.

  1. Hidratação adequada

Com o calor há mais transpiração, maior perda de líquidos e electrólitos como o sódio e o potássio e é necessário repor essa perda para não haver desidratação.

Opte por água. Assegure 1,5 – 2l de água não gaseificada / dia. Dê preferência ao consumo de água no intervalo das refeições.

Água de côco, infusões e chás são, também, boas opções.

Sumos naturais de frutos e legumes apenas se não açucarados e em pequena quantidade.

  1. Alimentação leve

Faça 5-6 refeições diárias: 3 refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e 2-3 lanches. Não omita refeições.

Coma a intervalos regulares. O ideal é de 3/3 horas.

Opte por alimentos naturais e frescos. Dê preferência aos produtos da época.

Evite os alimentados processados, alimentos industrializados, alimentos gordurosos, fritos e refogados com estrugido, porque são muito calóricos e tornam a digestão mais lenta, provocam sensação de enfartamento, mais calor e causam sonolência.

Evite o sal e alimentos salgados que causam retenção hídrica e graves problemas de saúde.

Evite o açúcar e alimentos açucarados, pois fornecem muitas calorias e poucos nutrientes e contribuem para o aparecimento de cáries, excesso de peso e outras doenças. Não se esqueça que há muitos alimentos que apesar de não serem doces contém açucar, por isso esteja atento nas suas compras.

Frutas, verduras e legumes. Asseguram o fornecimento de vitaminas e minerais. Frutas e produtos hortícolas sumarentos e de cor intensa, para obter um bronzeado intenso e duradouro, como os frutos vermelhos, os figos, a melancia, o melão e a meloa, os alperces, os pêssegos, as uvas, a beringela, o feijão verde, o pepino, o pimento e o tomate.

Peixe e carnes brancas (frango, perú, coelho) sem peles nem gorduras visíveis. Peixes como o atum, o peixe espada, o carapau e a sardinha, ricos em ácidos gordos ómega 3, para ajudar a evitar a secura e manchas da pele.

Sementes e frutos oleaginosos, ricos em antioxidantes.

Cereais integrais e leguminosas. Boas fontes de fibras alimentares. Possuem uma acção reguladora e protectora dos intestinos e contribuem para uma saciedade mais prolongada e para manter o fluxo de energia mais constante. Óptimos para incluir em saladas frias.

Queijos e iogurtes. Excelentes fontes de cálcio. Opte por opções desnatadas

Aproveite os alimentos para um verão com saúde…porque “Nós cuidamos de si”

 

Telefone de Contacto:

229445130 / 961501130